Qual o óleo apropriado para o motor do meu carro?
Muito se fala sobre o tipo de óleos de motor, mas
infelizmente muitas vezes de forma incorreta ou criando mitos que em nada
ajudam para que a informação acertada chegue aos automobilistas. Vamos agora
tentar desmistificar este tema e rebater algumas falácias, sobre uma das
componentes mais importantes para a saúde dos motores a combustão (ou híbridos).
Se tem um carro elétrico, pode passar ao post
seguinte 😊
Primeiro, afinal qual a função do óleo de motor?
Resumidamente, o óleo reduz a fricção das peças do motor, assegurando que o
mesmo trabalha normalmente e prevenindo danos resultantes da fricção. Uma boa
prática será verificar mensalmente o nível do óleo e se o mesmo não está
demasiado escuro ou com vestígios de detritos (pode ver aqui como verificar o
nível).
Agora que sabemos a principal função do óleo do motor, vamos
ver qual a diversidade de óleos possíveis para automóveis.
Primeiramente, os óleos dividem-se em minerais, semi-sintéticos e sintéticos.
A diferença entre eles está no processo de obtenção dos óleos.
- Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos;
- Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controlo na sua produção, obtendo-se uma base de maior qualidade e prestações;
- Os óleos semi-sintéticos, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, procurando reunir as melhores propriedades de cada tipo, permitindo a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo mais elevado.
Dadas as diferenças entre os tipos de óleos apresentadas
acima e dado que os motores são cada vez mais sensíveis à qualidade do óleo, é
cada vez mais rara a utilização de óleos minerais.
Agora que sabemos a diferença entre óleos minerais e
sintéticos, passemos à viscosidade, onde encontramos um dos principais mitos: o
óleo de viscosidade 10w40 dá para todos os carros mais antigos e o 5w30 para
todos os carros desde que passou a existir filtro de partículas. Completamente
errado! A viscosidade é um dos critérios a ter em conta quando se escolhe o
óleo para o motor, mas está longe de ser o único e mais abaixo vamos perceber
porquê. Antes disso, interessa saber o que é isto de viscosidade.

A escala SAE (Society of Automotive Engineers) apresenta
a viscosidade do óleo em temperaturas baixas e elevadas simultaneamente. É por
isso que a indicação da viscosidade contém dois números (ex: 5W30).
O primeiro número seguido da letra W descreve a
viscosidade em temperaturas baixas (o W significa Inverno). Quanto mais baixo o
número, menos espesso o óleo. O segundo número descreve a densidade do óleo na
temperatura de operação normal do motor. Quanto maior o segundo número, mais
espesso o óleo. Se estiver muito fino enquanto quente, pode não proteger de
forma eficaz. Se for muito espesso, perde-se a eficiência.
A viscosidade indicada para o seu carro dependerá sempre
das recomendações do fabricante automóvel, que também devem prever as
temperaturas extremas possíveis no país em que o carro foi comercializado.
Mas a história não acaba na viscosidade. O lubrificante é
composto por óleos básicos e aditivos. Por esse motivo, não basta saber se o
óleo para o motor do seu carro é sintético ou semi-sintético e qual a
viscosidade: é necessário saber qual a norma exigida pelo fabricante do seu
carro para que os aditivos corretos estejam no óleo a introduzir no motor do
seu veículo!
As especificações de óleo definem para que tipo de motor
um óleo particular é adequado e o seu desempenho face a determinados critérios:
limpeza, resistência ao calor, proteção contra desgaste, etc.
Existem 4 tipos principais de especificações:
- API (AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE)
- ILSAC (INTERNATIONAL LUBRICANTS STANDARDIZATION AND APPROVAL COMMITTEE)
- ACEA (THE ASSOCIATION DES CONSTRUCTEURS EUROPÉENS D'AUTOMOBILES)
- OEM (ORIGINAL EQUIPMENT MANUFACTURER) SPECIFICATIONS
Não vamos aqui entrar em detalhe sobre as diferenças
entre os 4 sistemas, o que importa é que deve ser verificado no manual do
veículo qual a especificação existente. Por exemplo, se tiver um OPEL ASTRA H
1.7 CDTI 100cv de 2005, então a norma indicada é GM-LL-B-025; DEXOS 2 e será
uma dessas referências a procurar quando estiver a comprar o óleo (ou a
verificar com a oficina qual foi adicionado). Por outro lado, se tiver um
RENAULT CLIO III 1.2 16V 75cv de
2011, a norma já será a RN0700.
Ou seja, através do manual do seu carro vai poder ver
qual a norma e também a viscosidade indicada. Muitas vezes terá mais do que uma
viscosidade como hipótese, sendo que nós recomendamos manter a viscosidade do
óleo que se encontrava anteriormente no motor, a menos que o mecânico recomende
uma alteração.
Utilizar o lubrificante com as especificações adequadas,
aumenta a durabilidade do motor e diminui o consumo do combustível. Não se esqueça: a seleção incorreta do óleo
do motor pode levar ao desgaste prematuro das componentes internas do motor, que
embora não seja imediato, pode acarretar reparações bastante dispendiosas.
Qual o óleo apropriado para o motor do meu carro?
Reviewed by IZIRepair
on
outubro 29, 2017
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