Como circular em rotundas

A circulação em rotundas é algo que tem sofrido algumas alterações nos últimos anos.
Em 2014, com a entrada do novo Código da Estrada, foi estabelecida uma nova regra sobre como circular em rotundas. E desde aí já foram mais de três mil os condutores multados por não o continuarem a fazer corretamente, segundo o Jornal de Notícias.
Existem diferentes tipos de rotundas e por isso, o condutor tem que se adaptar às dimensões e configurações da rotunda onde se encontra.
Segundo o artigo 14º do Código da Estrada, junto de rotundas, o condutor deve reduzir a velocidade e dirigir-se para a via de trânsito mais conveniente ao seu destino. Antes de entrar na rotunda, tem que se ceder passagem aos veículos que nela circulem.
Já na rotunda, o condutor só deve ocupar a via da direita se pretender sair na primeira saída. Caso tenha a intenção de sair noutra saída, só deverá ocupar a via da direita após passar a saída anterior àquela que pretende sair.
Isto só é exceção para os condutores de veículos de tração animal, de automóveis pesados ou de velocípedes. Estes podem circular sempre na via de trânsito mais à direita, mas devem facultar a saída aos condutores que se encontrem na rotunda.
Portanto, ao circular nas rotundas apenas temos que ter atenção, dando cedência a quem já se encontra na rotunda e adaptando-nos à via mais indicada para seguirmos o nosso destino. Na seguinte imagem mostra-se como deve ser a correta circulação em rotundas:


Como circular em rotundas Como circular em rotundas Reviewed by IZIRepair on janeiro 18, 2018 Rating: 5

Sem comentários