Recomendações básicas de manutenção e segurança do veículo



Cuidar do seu carro é, de várias maneiras, como cuidar da sua saúde. Embora seja importante levar seu carro à oficina para manutenção regular, bem como avarias imprevistas, é igualmente importante desenvolver alguns hábitos básicos para manter seu carro na melhor forma possível, seja para garantir a sua durabilidade seja para a segurança de todos. Abaixo poderá encontrar algumas dicas básicas de manutenção.


Aviso: O carro possui peças móveis, peças quentes, fluidos quentes, fluidos sob pressão e alta tensão. Ferimentos graves ou morte podem ocorrer se trabalhar com ou ao redor de peças em funcionamento. Não tente tais coisas sem a formação profissional adequada. O leitor assume toda a responsabilidade pela sua segurança.

1. Fique de olho nos fluidos

Manter o óleo do motor, óleo de travões, o fluido da direção e o líquido de arrefecimento de motor no nível indicado nos respetivos depósitos é uma maneira fácil de manter o desempenho do seu carro. Consulte o manual do proprietário ou pergunte-nos como verificar os níveis dos fluidos e onde adicionar mais, se necessário. Fluidos são o sangue vital dos carros. Sem certos fluidos avarias caras acontecem, podendo colocar também a segurança em causa. Se estiver a adicionar constantemente um fluido ao seu carro, há uma razão para isso e deve solicitar um diagnóstico de avaria.

2. Manual da Viatura  

As instruções do manual de proprietário da viatura são extremamente valiosas. Existem tantos aspetos específicos dos nossos carros que ninguém consegue memorizar tudo (por isso temos um sistema de alertas automáticos que pode usufruir registando-se aqui). Coisas menos comuns como a instalação de cadeiras de criança ou a segurança do airbag podem parecer intuitivas, mas em alguns casos podem tornar-se complicadas. Nunca tenha medo de colocar as suas questões no chat disponível no nosso site (o que não respondermos no horário laboral, responderemos assim que possível).

3. Tome atenção às luzes de aviso  

Os carros possuem sistemas cada vez mais abrangentes de sensores e luzes de aviso que lhe dirão tudo, como ter-se esquecido de colocar a tampa do depósito ou o facto de um de seus pneus estar com pouco ar. Aprenda o que cada uma das luzes de aviso significa e o que fazer. O manual do fabricante é seu amigo. Se alguma luz acender e você não conseguir identificar e solucionar o problema imediatamente, deve recorrer a um mecânico profissional.

4. Verifique a pressão dos pneus  

A pressão correta dos pneus é absolutamente essencial para a condução adequada do veículo e para minimizar o risco de desgaste prematuro e até a completa falha do pneu (rebentamento). No entanto, os pneus perdem o ar todos os dias. O seu carro pode ter um sistema de aviso de pressão dos pneus, mas será acionado apenas quando um pneu cair para um nível de pressão perigosamente baixo.  
Para manter os seus pneus no melhor estado, verifique a pressão uma vez por mês e adicione ar, se necessário. Verifique o manual do proprietário ou procure um autocolante afixado na parte interna da porta do condutor ou junto à tampa do depósito de combustível para determinar a pressão correta. Nunca encha demais os pneus, o que pode ser tão perigoso quanto aumentar o seu desgaste precoce.

5. Sinta o funcionamento do carro 

Preste atenção à maneira como o seu carro se comporta quando está a operar normalmente. Depois de entender o normal comportamento do veículo, poderá começar a entender quando algo não está bem. Quando uma nova sensação, barulho, vibração, tremor, solavanco ou hesitação acontece, tudo isso são sinais de que algo mudou. Anote especificamente os horários e as condições em que o sintoma anormal ocorre e comunique cuidadosamente essas informações quando estiver a solicitar um diagnóstico.

6. Verificação de iluminação  

Inspecione a iluminação externa e interna uma vez por mês. Consulte também o manual do fabricante para entender corretamente todos os sistemas de iluminação usados ​​no seu carro. Isso pode parecer simples e intuitivo, mas alguns sistemas de iluminação só funcionam sob certas condições. Substitua as lâmpadas conforme necessário, é claro, mas algumas são difíceis de substituir e podem exigir um profissional.

7. Faça breves verificações

Conduzir é um assunto sério, portanto, é uma boa ideia fazer verificações básicas e rápidas uma vez por semana. De facto, os motoristas profissionais são obrigados a fazer inspeções pré e pós-viagem todos os dias.

a) Procure por danos na carroçaria
b) Verifique as escovas limpa pára-brisas para garantir que elas ainda estão em boas condições
c) Inspecione os pneus quanto a desgaste, perfurações ou cortes anormais
d) Teste todas as fechaduras, janelas e até o tecto de abrir (se existir) para garantir que eles operam corretamente (ex: poderá precisar de uma janela em caso de acidente grave).

8. Mantenha-o limpo 

Lavar e encerar podem parecer detalhes cosméticos, mas ajuda a melhorar a vida útil da pintura do seu carro e pode impedir a formação de ferrugem. 
-A lavagem automática ou à pressão é mais prática, mas a lavagem manual remove a camada que faz a tinta parecer opaca. 
-Lave as rodas e os pneus (cuidado com as diferenças de temperatura, para não danificar discos de travão). 
-Lave os vidros - por dentro e por fora (incluindo espelhos). 
-Mantenha o interior livre de detritos que possam obstruir os pés na operacionalização dos pedais. 
-Aspire o chão. 
-Retire as folhas dos respiradouros. 
Além disso, quanto melhor o seu carro parecer e cheirar, mais dinheiro valerá numa eventual venda ou troca.

9. Encontre um prestador de confiança  

É absolutamente vital para a saúde do seu carro, e também a sua saúde financeira, estabelecer um relacionamento com uma Oficina em quem confia. Trabalhar com o mesmo prestador de serviço durante toda a vida útil do seu carro permite que ele conheça o seu carro, seu histórico completo e as suas peculiaridades. Isso pode facilitar a solução de problemas e ajudar o seu mecânico a encontrar rapidamente a solução certa.  A manutenção de carros é um mistério para muitos proprietários de veículos, mas familiarizar-se com o básico pode ajudar a garantir que seu carro permaneça na melhor forma possível. Nunca hesite em pedir ajuda se tiver alguma dúvida. Se está cansado(a) de ser mal servido e não lhe prestarem os devidos esclarecimentos sobre o que será necessário ou o que foi feito, convidamo-lo a experimentar a IZIRepair
Recomendações básicas de manutenção e segurança do veículo Recomendações básicas de manutenção e segurança do veículo Reviewed by IZIRepair on março 15, 2020 Rating: 5

Sem comentários